terça-feira

Futuro Público

proposta de novela

Aqui é a Futuro Público S. A., que age em algumas das cidades mais importantes do país desde que a onda das privatizações começou; junto com o esfriamento e enxugamento da esfera pública houve a diminuição dos setores que eram de responsabilidade do Estado.

Essa onda tomou força no Chile do início dos anos 1990, nos outros países da América do Sul e no mundo todo; sendo ele, o neoliberalismo cego em relação à linha que dividiu países pobres de ricos durante toda a era moderna.

E a história da Futuro Público S. A. se confunde com a história recente. Ao lado da Futuro Público surgiram empreendimento como a Bem Estar Brasileiro, Brasil do Futuro – pioneira –, Interesse Cidadão e outras.

Empresas fruto de associações de grupos políticos, pessoal de carreira da administração pública, empresários e lobistas. Elas se formaram e ascenderam com a advento da terceirização de setores e serviços públicos.

A princípio executaram tarefas pequenas como obras da construção civil e recolhimento de lixo, com contratos arbitrários - onde regalias financeiras e facilidades jurídicas indicariam a um leigo os interesses envolvidos. Agora elas se expandiram a ponto de terem substituído completamente prefeituras e fóruns locais, em casos como Curitiba, Ribeirão Preto e Manaus.

As ações dessas companhias são previstas e executadas com base em indicações e estudos internos, mesclados a consultas públicas periódicas (com confiabilidade razoável) ou com caráter de urgência, estão incluídas aí inclusive ações de escolha de altos cargos da, como ficou conhecida, administração compartilhada.

Internamente, as administradoras, para além de sua estrutura hierárquica com relativa possibilidade de mobilidade, há grupos que se organizam através de afinidade e afetividade. Esses grupos tomaram caráter político, não ficando claras suas fronteiras entre partido, clube e seita; são chamados pelos seus integrantes, e hoje pela imprensa, de bolos. O gosto público ainda não conhece os trâmites desses novos atores do cenário nacional.

continua?

Um comentário:

Rachel Souza disse...

Continua,claro. Só que não sei bem como... meu estilo é diferente do seu, minha poética tb. Mas vou tentar. O nome? Fico com minha sugestão e a do Victor...
Beijo

crédito do desenho no cabeçalho: dos meses duro, nanquim sobre papel, 2010 Philippe Bacana